A importância dos cursos tecnólogos na alavancagem profissional no Brasil no século XXI

Nos últimos anos o mercado de trabalho passou por significativas transformações. Com a globalização e o avanço da tecnologia, as relações comerciais e a economia ficaram muito mais dinâmicas, exigindo do profissional do século XXI novas habilidades e competências.

Se antes um profissional de sucesso precisava se especializar ao máximo, buscando mais e mais conhecimento teórico, hoje o novo profissional precisa ser mais prático, focando sua atuação em resultados. Não por outro motivo, a Graduação Tecnológica vem ganhando espaço entre os profissionais, tornando-se uma peça-chave para quem quer alavancar a carreira.

Para saber qual a importância de um curso tecnólogo e como ele pode ser o primeiro passo na construção de uma carreira bem-sucedida, não deixe de conferir!

Cursos tecnólogos: o que são e para que servem?

Os cursos tecnólogos, ou Graduação Tecnológica são uma alternativa ao ensino superior. Com uma duração reduzida, esses cursos de graduação permitem que o aluno integre o mercado de trabalho rapidamente, já que são focados em conhecimentos práticos. Além disso, esses cursos oferecem conhecimento e ferramentas úteis para profissionais que já estão empregados, mas que nem sempre tiveram a oportunidade de aprender determinadas habilidades durante a graduação.

Para o aluno, esses cursos apresentam diversas vantagens já que exigem pouco investimento e contam com alta empregabilidade. Porém, são cursos focados em áreas de conhecimento específicas tais como processos gerenciais, marketing, gestão hospitalar e logística.

[Pensando em fazer um curso tecnológico? Confira quais são as vantagens!]

Os cursos tecnólogos exigem aprovação do MEC. Logo não é qualquer área do conhecimento ou instituição de ensino que pode oferecer esse tipo de formação ao aluno.

Alavancando sua carreira com um curso tecnólogo

João é um médico formado com cinco anos de carreira. Depois de muito tempo no consultório e realizando diversos plantões, João recebeu uma proposta para administrar um hospital o qual trabalhou. Com um salário extremamente atrativo, João aceita a proposta. Mas logo na primeira semana, já sabe que não conta com habilidades essenciais para realizar uma boa gestão no hospital. O curso de gestão hospitalar é uma ótima alternativa para João pois trabalha exatamente os conhecimentos que precisa e ele ainda pode integrar aquilo que aprende na faculdade diretamente com o seu dia a dia.

[Curso tecnólogo prepara mesmo para o mercado de trabalho? Saiba o que fazer depois da sua formação!]

Mariana está cursando publicidade. Porém, por questões financeiras, Mariana precisa entrar rapidamente no mercado de trabalho, até para conseguir financiar seus estudos. Em vez de abandonar a faculdade e conseguir um emprego apenas para pagar as contas, Mariana suspende os estudos e aposta em um curso tecnólogo de marketing que ajuda na conquista de um novo emprego e lhe oferece habilidades importantes para a sua carreira como publicitária.

Tanto no caso do João quanto da Mariana os cursos tecnólogos são um exemplo de como esse tipo de formação pode dar uma forcinha na hora de alavancar sua carreira.

Para quem nunca pensou em investir, vale a pena considerar a opção e incluir mais essa formação no seu currículo!

Você pensa em fazer um curso tecnólogo? Tem dúvidas sobre os cursos? Compartilhe nos comentários abaixo!

 

 

Leave a Reply