Avanço da tecnologia na educação

O uso das chamadas tecnologias da informação e comunicação (TIC) vem transformando o processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis. Se no ensino tradicional o conhecimento era transmitido por um professor em um espaço único, com o avanço da tecnologia, as salas de aula e os métodos de ensino ganham novas possibilidades.

Através do e-learning e de learning objects, a forma de se compartilhar conhecimento passa a ser mais interativa e dinâmica. Mais do que uma mudança de espaço, a tecnologia na educação vem promovendo uma revolução na forma de ensinar. Quer saber mais sobre como o avanço da tecnologia vem impactando a educação? Então, não deixe de conferir!

­E-learning: o ensino no ambiente virtual

O ­e-learning é uma modalidade de ensino que usa o ambiente virtual para promover a aprendizagem. Em geral, o uso do ­e-learning é feito por meio de uma plataforma específica, que proporciona o contato do aluno e professor sem que haja a necessidade da proximidade física.

O ­e-learning oferece flexibilidade de tempo e espaço para o aluno, uma vez que, o próprio aluno pode escolher o local e a hora que deseja interagir com um determinado conteúdo. Além de favorecer a qualidade de vida, o e-learning dá ao aluno mais independência e autonomia, fazendo com que ele se torne mais responsável pelo seu processo de aprendizagem.

Embora seja um processo relativamente novo, o ­e-learning vem sendo adotado não apenas por instituições de ensino, como também por empresas, já que esse modelo de aprendizagem também se aplica a treinamentos.

Além de oferecer o conteúdo em si, as plataformas de e-learning também oferecem espaços para a interação entre mentores e alunos, favorecendo a discussão e o esclarecimento de dúvidas. Esse tipo de espaço, também conhecido como fóruns, são bastante interessantes pois tornam o processo de aprendizagem menos hierarquizado e mais construtivo. A estrutura da comunicação em rede vem favorecendo um novo modelo de educação, onde a autoridade do conhecimento é substituída por um ambiente de compartilhamento e construção.

Learning objects

Outra inovação trazida pela tecnologia são os chamados learning objects.  Esses recursos digitais nada mais são do que softwares, simuladores e robôs que possibilitam que o aluno experimente situações reais em um ambiente controlado, isto é, livre de riscos. Esse tipo de recurso faz com que o aluno tenha uma real dimensão sobre as suas atitudes. Isso facilita não apenas o aprendizado como também promove uma real reflexão sobre as suas condutas.

O aprendizado ativo, isto é, aquele que envolve ação e expressão, costuma ser muito mais efetivo do que o aprendizado passivo, onde o aluno apenas lê e ouve determinado conteúdo.

Avanço da tecnologia no ensino universitário

O avanço da tecnologia, como explicamos, impacta as salas de aula dos diversos níveis de educação. Nas universidades as transformações também vêm acontecendo. Além de possibilidades de curso à distância, o investimento em learning objects vem revolucionando o ensino em cursos como Medicina, Engenharia, Farmácia e outros. Com a possibilidade de simular situações reais que serão vivenciadas pelo aluno no mercado de trabalho, o processo de aprendizagem se torna muito mais completo e positivo para a formação do profissional.

Com a tecnologia, o ensino passivo e teórico vem ficando cada dia mais distante, dando espaço a métodos que priorizam a utilidade e a efetividade do conhecimento.

O que você pensa sobre o avanço da tecnologia na educação? Quais as principais mudanças que você vê no processo de aprendizado? Compartilhe seu conhecimento e deixe seus comentários!

 

 

Leave a Reply