Como crescer profissionalmente e se destacar?

No último ano do Ensino Médio você já era cobrado em relação à escolha do curso superior e muitos até perguntavam aonde você queria chegar depois de formado. Embora ainda fossem apenas ideias e especulações, as perguntas já eram um exercício para o futuro. Para conseguir uma carreira de sucesso e não perder seu espaço em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso correr atrás do que deseja. Por isso, saber como crescer profissionalmente é necessário para que, além de se manter empregado, você conquiste os objetivos traçados em seu planejamento de carreira.

O que é carreira de sucesso para você?

Antes de saber como crescer profissionalmente, é necessário entender o que você almeja. Se você for um estudante de Direito que está concluindo a graduação, pode ser que queira passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil e fazer uma especialização em Direito de Família e Sucessões para começar a atuar na área. Ou pode considerar sucesso conseguir um cargo em uma grande empresa, trabalhando com Gestão Estratégica e Integrada de Pessoas e, lentamente, subir na hierarquia corporativa.

Existem ainda, aqueles que têm pressa. Que querem abraçar o mundo e conseguir dinheiro, tempo livre e reconhecimento, ocupando cargos de coordenação ou gerência com pouco tempo de experiência.

Saber o que quer para os próximos anos vai ajudá-lo a planejar os próximos passos e a avaliar se está indo no caminho certo ou não.

Caso você já esteja no mercado de trabalho, testar a saúde da sua carreira pode ser útil.

Atitudes que podem ajudar a crescer

Agora que o primeiro passo foi dado, você pode começar a agir de acordo com o seu objetivo. Algumas atitudes são fundamentais para todos aqueles que querem crescer profissionalmente. Coloque-as em prática desde já!

Mantenha o foco

Se você deseja se tornar coordenador, por exemplo, não desvie do seu objetivo. É preciso manter o foco para não se desviar e acabar arrependido depois. Tenha em mente aonde você quer chegar e entenda que é um processo e que ele não é necessariamente curto. Algumas pessoas alcançam seus objetivos mais rápido do que outras, já que é preciso uma combinação de oportunidade, preparação e reconhecimento.

Esteja preparado para um plano B

Com o aumento da concorrência, é comum que tenhamos que ouvir vários “não” antes do tão sonhado “sim”. Para que isso não o desestimule, é fundamental ter um plano B. Caso aquela sonhada promoção não saia nos próximos meses, o que você deve fazer? Como isso deve afetar sua atitude? Imagine as diversas possibilidades e prepare-se para elas.

Esforce-se

Sem esforço, você provavelmente não chegará a lugar nenhum. Planeje seus dias para conseguir tempo livre para se divertir e também realizar atividades que vão contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Ações indicadas para quem deseja crescer

Quem quer saber como crescer profissionalmente entende que será preciso botar a mão na massa, sem preguiça.

Estude

Para alcançar uma carreira de sucesso, é preciso estudar. Dedique-se para que você tenham amplo conhecimento técnico, gerencial e comportamental.

Se quiser ter um aumento salarial e turbinar seu currículo, uma pós-graduação pode ser necessária. Os cursos são oportunidades para aprofundar o aprendizado do ensino superior ou mesmo para expandir seu leque de atuações. Além disso, existem pesquisas que afirmam que 66% daqueles que possuem o diploma de pós recebem aumento e que 68% dos executivos têm esse diploma.

Melhore

Não é apenas o estudo que vai torná-lo a melhor opção para a ascensão profissional. As atitudes são fundamentais. Por isso, seja mais organizado, trabalhe suas habilidades comportamentais, busque a proatividade e seja agradável. O clima organizacional é muito importante para as empresas, portanto uma pessoa que não se relaciona bem provavelmente não será a primeira escolha para se tornar líder.

Como crescer profissionalmente na carreira em Y

Nem todo mundo tem interesse em seguir uma carreira linear, ou seja, ocupar um cargo junior e depois ir crescendo até se tornar um gestor de times. Você pode, por exemplo, ser um profissional com bom conhecimento generalista e grande domínio técnico e subir na hierarquia em cargos de especialista – desenvolvendo produtos, sendo responsável por pesquisas ou diretor de projetos etc. Ou seja, você receberá salários equiparáveis aos dos líderes de equipes, mas priorizando a aplicação de conhecimentos técnicos.

Mas, como crescer profissionalmente na carreira em Y? Você deve buscar aumentar a expertise na área de atuação, desenvolver suas habilidades de criatividade, inteligência emocional, administração de tempo e outras. A diferença de uma carreira linear para a em Y é o foco maior no conhecimento técnico.

Saber como crescer profissionalmente é apenas um primeiro passo para alcançar uma carreira de sucesso. Para começar para valer, é preciso fazer um planejamento de carreira e entender aonde você quer chegar.

Leave a Reply