Às vezes, as coisas não saem como planejamos e é preciso saber lidar com as frustrações. Se você não passou no vestibular ou não teve condições financeiras para começar seus estudos, o mais importante é manter o foco e persistir. Veja o que você pode fazer para recuperar a confiança e alcançar seus objetivos.

Antes de mais nada, descanse.

Nesse momento, a tristeza e a ansiedade podem atrapalhar seus próximos passos, por isso não há motivo para desespero. É melhor desencanar: curtir as férias, viajar e não dar espaço para culpa. A cobrança excessiva não ajuda em nada. Tenha a consciência de que você fez o melhor que pôde e que nem sempre vamos ter sucesso em nossas tentativas. A decepção é inevitável, mas não significa, nem de longe, sinal de incapacidade.

Hora de planejar.

Afaste o sentimento de derrota e comece a pensar na retomada. Para os estudos, é bom avaliar o que deu certo e o que deu errado durante a sua preparação. O gabarito do vestibular será um bom aliado nessa fase e vai te mostrar quais temas trouxeram mais dificuldades para você e merecem mais atenção no próximo exame. Com as notas em mãos, fica mais fácil mapear pontos fortes e fracos. Vale traçar um plano de estudos e metas de aprendizado para superar as falhas.

No caso das dificuldades financeiras, o melhor a fazer é procurar se informar sobre programas de bolsas, descontos e financiamentos, como o FIES. Na Faculdade Arnaldo, são várias as possibilidades de auxílio para realizar o sonho da graduação. Você confere aqui quais são elas.

E, claro, um bom planejamento não pode faltar. Para definir prioridades, cortar gastos e controlar o investimento necessário, a tecnologia pode te ajudar, e muito. Neste artigo você encontra várias dicas valiosas sobre aplicativos de gestão financeira.

 

Busque novas estratégias.

Aperfeiçoar os estudos não significa aumentar a tensão e o desgaste físico. Respeite sempre os seus limites e lembre-se de que a sua aprovação não depende só de muitas horas de estudo, mas também da sua condição física e emocional. Noites em claro e alimentação errada podem comprometer o desempenho mais do que se imagina.

Sabe como é vida de estudante, né? Muitas vezes a grana é curta, mas nem por isso seu objetivo vai se tornar menor. Se você não puder pagar um cursinho, estudar em casa também funciona. Basta ter disciplina e estabelecer um plano diário de atividades. Mais uma vez, a tecnologia está a seu favor. Existem vários testes e cursos online,como esse, para você praticar seus conhecimentos. Com organização e uma boa dose de esforço, logo seu nome estará nas listas de aprovados e matriculados.