Executivo do Século XXI: competências a serem desenvolvidas

O mundo está mudando rápido e o mercado também. Para os profissionais que querem se destacar e sobreviver as transformações, é fundamental desenvolver algumas competências e habilidades. Você está pronto para ser um executivo no século XXI? Sabe como se adaptar as atuais condições do mercado? Então, confira quais são as principais características que um profissional deve buscar para crescer no atual mercado. Confira!

Executivo do século XXI e poder de adaptação

Uma das habilidades mais requisitadas do executivo do século XXI é a capacidade de adaptação. Hoje, tanto o mercado quanto o mundo vêm mudando cada vez mais rápido. Isso significa que os profissionais que não souberem se adaptar à esta nova dinâmica, tendem a perder oportunidades de negócios e também de inovar dentro do nicho em que atuam. É fundamental saber acompanhar as tendências, não resistir e até aplicar o chamado “let it go”. Mais do que nunca resiliência vem se tornando uma das maiores e melhores características de quem se destaca no universo corporativo nos dias de hoje.

Dominar a tecnologia

As ferramentas tecnológicas ainda são recursos novos, os quais estamos aprendendo a lidar. Embora ela tenha surgido com a missão de facilitar o dia a dia, diante de tantos recursos, é difícil responder se a tecnologia é quem domina, ou nós que dominamos estes recursos. Para utilizar a tecnologia tirando dela grandes benefícios, o executivo do século XXI precisa conhecer e fazer um bom uso dessas ferramentas. Dominar a tecnologia, tirando o maior proveito da era digital, certamente é outra habilidade exigida dos profissionais.

Trabalhar em rede

Esqueça aquela velha ideia de hierarquia que deu suporte a tantos negócios e empresas. Quem quiser sobreviver ao atual mercado precisa saber trabalhar em rede, desenvolvendo equipes e melhorando sempre o relacionamento. As redes sociais chegaram para começar esse processo e as empresas devem acompanhar. Assim, o executivo do século XXI deve saber como trocar, compartilhar, somar e estabelecer relacionamentos bilaterais. É fundamental saber atuar em grupo e transformar através da força coletiva.

Saber administrar seu tempo

Foi-se o tempo em que o recurso mais precioso dentro das empresas era o dinheiro. Hoje, todos sabemos que o tempo é um dos principais recursos, já que cada dia mais ele se torna um bem mais escasso. Para os profissionais do século XXI, administrar o próprio tempo através de uma boa gestão é uma habilidade essencial. É preciso aproveitar o tempo da melhor forma possível, gerando mais produtividade e qualidade de vida.

Saber trabalhar bem com o excesso de informação

Outra característica do mundo moderno é o excesso de informação, que gera ansiedade e falta de profundidade. Para os executivos do século XXI, saber lidar com o excesso de informação é uma competência essencial, afinal, filtrar aquilo que é importante e prioritário vem se tornando essencial para o processo de tomada de decisões inerente a atividade de gerir e administrar.

Equilibrar vida pessoal e profissional

Não existem mais fronteiras entre a vida pessoal e profissional. Por isso, o executivo do século XXI deve saber equilibrar todas as atividades que envolvem sua vida de forma equilibrada. É fundamental se dedicar de forma equânime a todos os aspectos da sua vida. Família, saúde, trabalho, relacionamentos, lazer. Tudo faz parte e deve ser considerado de maneira equilibrada.

Na sua opinião, quais são as competências que um executivo do século XXI deve ter? Deixe seus comentários abaixo!

Leave a Reply