Fiz o curso tecnólogo. E agora?

Já faz um tempo que temos acompanhado um forte crescimento dos cursos de graduação tecnológica, mais conhecidos como tecnólogos. E não é à toa, já que possuem duração mais breve (cerca de dois anos), têm foco na parte prática, são mais objetivos e ainda têm custos menores se comparados aos bacharelados e licenciaturas.

Para quem tem pressa de entrar no mercado e crescer profissionalmente, os tecnólogos acompanham o dinamismo atual e abrem possibilidades para que esse processo seja mais rápido. Afinal, quem pode perder tempo a essa altura do campeonato, não é mesmo?

Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, nós já falamos sobre a diferença entre técnico e tecnólogo e até sobre o tecnólogo certo para você, mas hoje vamos falar um pouco sobre o que esperar depois de concluir os cursos da Faculdade Arnaldo.

Processos gerenciais

Durante o curso, os alunos aprendem sobre planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos em organizações públicas ou privadas de diferentes portes e áreas de atuação, e saem preparados para entrar no mercado de trabalho, abrir seu próprio negócio ou fazer uma pós-graduação.

E por falar em mercado de trabalho: graças ao desenvolvimento de competências essenciais para a competitividade das companhias no cenário atual, como a habilidade de analisar processos e propor soluções criativas para os principais desafios das empresas, o mercado de processos gerenciais é bem favorável.

Conheça algumas possibilidades:

– Planejar, abrir e gerenciar seu próprio negócio.

– Trabalhar em consultorias e assessorias ou prestar consultoria como autônomo.

– Atuar em micro, pequenas e médias empresas nas áreas: administrativa, contábil, financeira, de recursos humanos, marketing e vendas, entre outras.

– Atuar em órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.

– Administrar e gerenciar organizações do terceiro setor (não governamentais).

Marketing

O Tecnólogo em Marketing é o profissional que identifica as tendências do mercado consumidor, estuda oportunidades para venda de produtos e serviços e elabora campanhas com fins comerciais. Isso faz dele um profissional estratégico para organizações dos mais diversos segmentos, tornando seu mercado de trabalho amplo e repleto de oportunidades. Aliás, a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) aponta forte tendência de crescimento do setor nos próximos anos.

Os principais segmentos de atuação desses profissionais são: Marketing Estratégico, Marketing Operacional, Marketing Digital, Endomarketing, Marketing de Relacionamento, Marketing Político, Marketing Social, Marketing Cultural e Marketing Antropológico.

Viu só? Possibilidades não faltam, agora veja onde estão concentradas a maior parte das vagas de trabalho:

– Departamentos de marketing em grandes e médias empresas.

– Serviços de consultoria a pequenos e médios negócios.

– Institutos de pesquisa.

– Órgãos públicos.

 

Gestão Hospitalar

O gestor hospitalar pode trabalhar em instituições de saúde públicas e privadas, e até mesmo empreender e gerenciar seu próprio negócio na área. Entre suas funções, estão o planejamento e controle de compras e custos, a supervisão de contratos e convênios, diagnóstico e solução de problemas técnico-administrativos, além de desenvolvimento, inovação e aplicação de processos nessas unidades.

Sobre o mercado, podemos dizer que a demanda está cada vez maior por profissionais altamente qualificados que possam exercer uma boa gestão para garantir competitividade e qualidade dos serviços prestados à população, gestão eficiente de custos, recursos humanos, materiais e equipamentos.

Estas são algumas instituições onde o profissional pode atuar:

– Hospitais públicos ou privados.

– Laboratórios clínicos.

– Clínicas e policlínicas de saúde.

– Clínicas de reabilitação.

– Clínicas de estética.

– Casas de repouso.

– Centros de hematologia/hemoterapia.

– Prontos-socorros.

– Centros de atenção psicossocial.

– Maternidades.

– Unidades Básicas de Atenção à Saúde.

– Empresas que prestam consultoria na área da saúde.

 

Logística

O profissional de logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. É ele quem controla o estoque e a armazenagem e planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo.

Com a globalização da economia, a demanda por profissionais especializados e qualificados é crescente, tanto no setor privado quanto público, e o mercado é bastante amplo, abrangendo setores como agronegócio, indústria, comércio e serviços.

Atualmente, o Sul e o Sudeste do Brasil oferecem o maior número de vagas, mas há boas perspectivas no Nordeste, onde muitas indústrias estão abrindo filiais.

Conheça algumas opções de atuação do tecnólogo em logística:

– Setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado.

– Transporte, armazenagem, compras e distribuição.

– Empresas privadas dos mais diversos setores e portes.

– Órgãos públicos.

Se você quer se destacar logo mas com a segurança de uma instituição renomada, seu lugar é na Faculdade Arnaldo. Aqui você conta com a excelência de quem tem mais de 100 anos de experiência em ensino, toda a estrutura necessária para sua formação e corpo docente com vivência acadêmica e de mercado. Não espere mais, venha conhecer os nossos cursos.

 

Deixe seu comentário