Gerenciamento de carreira: você está fazendo certo?

Gerenciamento de carreira.

Quando o profissional entra no mercado de trabalho, ele tem planos para o futuro e, quase sempre, isso envolve funções e cargos mais elevados. Mas é preciso tomar cuidado para evitar a estagnação profissional. Por isso, faça um gerenciamento de carreira e prepare-se para atingir seus objetivos em menos tempo.

O que é gerenciamento de carreira?    

Gerenciar sua carreira é algo importante para se manter competitivo e valorizado no mercado de trabalho. É um processo que envolve definir metas, entender suas características mais importantes, avaliar projetos e buscar melhorar. Veja alguns passos e comece já o seu gerenciamento.

Faça um planejamento de carreira    

Você já traçou os seus objetivos e sabe o que deve fazer para chegar lá? Esse processo é chamado de planejamento de carreira e é indicado para todos os profissionais. Por isso, dedique-se a colocar no papel ou na tela do computador ou smartphone os seus planos de curto, médio e longo prazos e estabeleça metas para alcançá-los.

Acompanhe cada etapa

Não adianta fazer o planejamento se você vai esquecê-lo. Periodicamente, revise suas metas, veja o que precisa ser alterado e quanto você já conquistou. É comum perceber que seus objetivos mudaram e você acabou seguindo outro caminho, por isso é importante acompanhar as etapas do seu crescimento profissional.

Atualize-se    

Independentemente da função que deseja ocupar ou da área que desperta maior interesse, é preciso se atualizar. Tudo está em constante mudança, inclusive as teorias e o modo de fazer que você aprendeu alguns anos atrás. Em alguns casos, a mudança pode ser uma questão de mês mantenha uma rede de contatos

As pessoas com quem trabalhou, seus chefes, colegas de turma e professores são ótimos contatos profissionais. O chamado networking é importante para você aproveitar oportunidades de trabalho ou mesmo conseguir sócios para um negócio próprio. Tente manter contato com essas pessoas e acompanhar suas trajetórias.es, semanas ou mesmo dia, por isso, acompanhe as novidades e tente se atualizar.

Conheça seus pontos fortes e fracos  

Você já parou para pensar em quê é realmente bom e qual habilidade precisa melhorar? Além de ser importante para você desenvolver novas competências e ser cada vez mais valorizado, ter a noção dos pontos fortes permite que seja mais confiante. Mas, claro, não confunda confiança com ser esnobe. Ninguém gosta de um profissional metido.

Invista na sua imagem

Na tentativa de conquistar mais espaço no mercado de trabalho, você está constantemente vendendo a sua imagem para empresas e líderes. O chamado marketing pessoal envolve destacar suas habilidades e competências e também investir na apresentação. Lembre-se que cada ambiente pede um comportamento diferente e também uma roupa adequada, então considere tudo isso na hora de fazer um gerenciamento de carreira.

Seja flexível   

Estamos todos sujeitos a mudanças do tempo. Você pode ter que mudar de área, de função ou mesmo de emprego. É preciso saber se adaptar e ser flexível para receber as novidades da melhor forma para sua carreira e vida pessoal.

Saiba trabalhar em grupo 

Não são poucas as pessoas que são muito boas no que fazer, mas que não são capazes de dividir tarefas e se relacionar bem com os colegas. Desenvolva sua habilidade de colaborar para que não seja um problema no ambiente de trabalho.

Tenha um bom currículo       

Ao tentar uma vaga em uma empresa, a primeira coisa que as pessoas vêem é o seu currículo. Sendo assim, nada de ter um documento incompleto, desatualizado ou inadequado. Procure saber sobre os currículos mais bem avaliados. Pergunte ao seu chefe e aos colegas, peça para mostrarem como fazem e tente manter o seu atualizado. Nunca se sabe quando a próxima oportunidade surgirá.

Esforce-se

Você não chegará a lugar nenhum se ficar parado esperando o sucesso profissional. Trabalhe duro e esforce-se ao máximo para alcançar seus objetivos.

Conheça o mercado    

Entender o momento em que sua área de atuação está e conhecer as novas tendências e tecnologias pode mudar completamente sua trajetória profissional. Você tem a chance de ocupar um nicho do mercado antes inexistente ou de se destacar entre os colegas com um conhecimento que contribui para a empresa.

Tenha foco     

Não desista dos seus objetivos e não abandone os planos por falta de tempo ou por algum deslize no meio do caminho. Tenha foco e você conseguirá crescer na carreira. Pode não ser amanhã, mas esse dia chegará.

Faça um gerenciamento de carreira efetivo      

Não finja para você mesmo que está fazendo um bom gerenciamento de carreira. Esse processo exige que você cumpra etapas importantes e continue trabalhando para melhorar cada vez mais. Por isso, mãos à obra.

 

Parte importante do gerenciamento de carreira é nunca parar de melhorar. Faça já a sua inscrição nos cursos tecnólogos da Faculdade Arnaldo e prepare-se para um futuro de sucesso.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário