GRUPO DE ESTUDO E INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA: “ÉTNICO-RACIAL”

GRUPO DE ESTUDO E INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA: “ÉTNICO-RACIAL”.

  1. OBJETIVO GERAL

Abrir espaço para a pesquisa, o debate e a produção de artigos sobre a história afro-brasileira, colocando como centro a dignidade do negro, a sua identidade, o seu reconhecimento e a sua interação social na sociedade brasileira.

 

  1. JUSTIFICATIVA

A Lei nº 10.639/2003 acrescentou à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dois artigos: 26-A e 79-B. O primeiro estabelece o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras e especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O mesmo artigo ainda determina que tais conteúdos devem ser ministrados dentro do currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileiras. Já o artigo 79-B inclui no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

 

A Faculdade Arnaldo sensibiliza-se pela dignidade da pessoa humana e volta-se para a realidade da vida e da história do negro que foi escravizado e ficou relegado às margens de nossa sociedade por décadas. Por isso, justifica-se trazer em cena a história afro-brasileira para que, o negro tenha as mesmas oportunidades para ser reconhecido e respeitado em todos os setores da sociedade. Busca-se refletir e agir para que o negro ocupe os espaços sociais, culturais, políticos e educacionais no cenário brasileiro.

 

  1. METODOLOGIA

3.1 O grupo reunirá uma vez por semana (toda quarta-feira) no horário das 18h15min às 19 horas no Centro de Valores – sala 18, no subsolo.

3.2 A participação é livre para alunos, ex-alunos, colaboradores e professores.

3.3 Na primeira reunião do ano letivo, o grupo organizará a pauta das temáticas teóricas e práticas.

3.4 O grupo de estudo e pesquisa apresenta-se também como práxis de iniciação científica.

3.5 A produção de artigos e ensaios serão semestrais e anuais, conforme pesquisa dos participantes.

3.6 O grupo realizará contatos com outros grupos de estudos e pesquisa para trocarem experiências, debates e estudos.

3.7 O grupo de estudos organizará em parceria com as coordenações de cursos, o dia da libertação dos escravos (13/05); o Dia Nacional da Consciência Negra na comunidade acadêmica (20/11).

 

Coordenação dos trabalhos

Prof. Luciano, Jéssica e Poliana.

e-mails: luguago@ig.com.br

centrodevalores@faculdadearnaldo.edu.br

Telefone: 3524-5164 – 99182-9492

 

 

“Se não formos uma só alma e um só coração a obra não prosperará”

Santo Arnaldo Janssen

Fundador da Congregação do Verbo Divino

Leave a Reply