Indústria 4.0: você já ouviu falar?

Você já ouviu falar em indústria 4.0? Esse conceito surgiu em 2011, em Hannover na Alemanha, para explicar um projeto desenvolvido pelo governo que visava a implementação de ações estratégicas na indústria usando a tecnologia. Usando Sistemas Cyber Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, a Indústria 4.0 pretende transformar os processos de produção industrial, trazendo mais eficiência, autonomia e possibilidades de customização.

Para saber mais sobre o que é e como funciona este modelo não deixe de conferir.

Indústria 4.0: o que é e para quê?

De forma geral, a Indústria 4.0 é um processo recente que engloba a conexão de máquinas, sistemas e ativos para a criação de redes eficientes dentro dos sites. Essas “fábricas inteligentes”, como são chamadas, contam com maior capacidade e autonomia, além de facilitar os processos de monitoramento e manutenção.

A aplicação das inovações tecnológicas voltadas aos processos de manufatura e automação tem como principal objetivo transformar os processos produtivos, deixando-os mais eficientes. A sistematização do processo industrial aliada a inclusão da tecnologia pretende garantir ao setor uma melhoria na performance, além de aumentar a produtividade e a eficiência. Esse novo modelo também pretende favorecer a inovação nos processos de produção e é mais efetiva em evitar erros e falhas.

Benefícios da Indústria 4.0

Um dos principais benefícios desse modelo é a flexibilização do processo produtivo. Isso faz com que a produção de novos itens fique mais ágil, bem como, possibilita reduzir a produção caso haja queda de demanda. Isso promove em grande escala menos estoques e consequentemente menos gastos com a sua manutenção e prejuízos para o setor.

Indústria 4.0 no Brasil

No Brasil tanto o conceito quanto a implementação da Indústria 4.0 são recentes. Porém, vem gerando resultados positivos. Como a implementação deste modelo industrial favorece a produtividade, muitas empresas nacionais vêm ganhando competitividade no mercado graças à implementação de tecnologias. Isso pode posicionar diversas industrias nacionais no mercado exterior, colocando-as em boas condições de competitividade, especialmente quando se trata do setor alimentício.

Para alguns nichos, onde a exportação de produtos nem sempre é vantajosa devido ao processo produtivo, com a a aplicação desse modelo industrial, esse cenário pode mudar.

A ideia da indústria 4.0 também vai de encontro aos desejos de muitas empresas do setor industrial que querem aumentar a produtividade. Porém, muitas indústrias ainda desconhecem o que é e quais são seus benefícios.

Custo benefício da Indústria 4.0

Além do desconhecimento, outro entrave para a Indústria 4.0 são os custos. Muitos empreendedores ainda acreditam que a implementação de recursos tecnológicos tem um custo alto e requer um grande investimento. Porém, neste caso, essa é uma ideia bastante equivocada. Muitas ferramentas podem ser implementadas de forma separada e progressivamente. É recomendado, no entanto, fazer um plano de ação para não comprometer os recursos e o faturamento.

Você já conhecia o conceito de Indústria 4.0? O que pensa sobre o uso da tecnologia nos sites industriais? Deixe seus comentários!

Leave a Reply