Logística multicanais: descubra o desafio das empresas

Você já deve ter percebido que a internet vem revolucionando a maneira como as pessoas se comunicam, se comportam e, obviamente, consomem. Se antes comprar pela internet gerava desconfiança e preocupação, hoje o e-commerce é comum para os mais diversos tipos de produtos. Porém, quem possui lojas online e outros canais de venda, como lojas físicas, televendas, venda porta a porta e outros, tem um novo desafio. Como integrar todos esses canais proporcionando uma experiência melhor ao consumidor? A resposta está na logística multicanais, ou omni channel, como também é conhecida.

Embora o conceito de logística multicanais não seja assim tão novo, muita gente ainda não ouviu falar. Por isso, vale a pena saber mais sobre esse conceito!

O que é logística multicanais

Imagine que você possui uma empresa de camisetas. Você começou com uma loja online, mas seu negócio cresceu e você acaba de montar sua loja física. Um excelente cliente gostou da nova coleção e comprou na sua loja online. Porém, quando o produto chegou, ele foi até a loja física para trocar. Obviamente, não faz nenhum sentido você dizer para o seu cliente que ele não pode trocar o seu produto na loja. Afinal, trata-se da mesma empresa! Porém, como um administrador, você já consegue imaginar a confusão no estoque. A integração dos estoques, armazenamento de produtos, distribuição, entrega, entre outros fatores fazem parte da experiência do cliente. A logística multicanais é quem cuida da integração desses processos, fazendo com que a experiência do cliente seja única, independentemente do seu canal de compra.

Como implementar uma logística multicanais

Para implementar uma logística multicanais, ou mesmo a lógica do omni channel é fundamental integrar todas as áreas que compõem a empresa, independentemente de quais sejam os seus canais de venda. Na prática, isso significa que além de um estoque, todos os procedimentos de distribuição, estoque, políticas envolvendo compra, troca ou devolução de produtos devem estar integrados.

Também é fundamental que a empresa desenvolva uma política de atendimento uniforme, fazendo com que o cliente se sinta no mesmo lugar, independentemente do canal de venda em que esteja. Em outras palavras, seja na sua loja física, seja na sua loja online, seu cliente deve ter a mesma experiência que fazem com que seu negócio seja único e o seu cliente queira sempre voltar.

Com certeza, implementar uma boa logística multicanais requer repensar muitas vezes um negócio para criar um sistema inteligente e que proporcione a melhor experiência ao cliente. Sem dúvida, esse é um desafio principalmente para quem estuda e atua nas áreas de administração.

Você já conhecia a logística multicanais? O que acha dessa nova maneira de pensar negócios? Deixe seu comentário abaixo!

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