Marketing 4.0: o marketing na era digital

Marketing 4.0 foi um conceito criado por Philip Kotler, um dos mais renomados autores da Administração Moderna. Em seu livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, Kotler descreve o Marketing 4.0 como uma nova era do marketing, onde as ações devem ser pensadas dentro de um contexto digital.

A internet promoveu mudanças profundas na maneira de se relacionar e de consumir. Hoje, com qualquer dispositivo conectado à internet o consumidor pode não apenas comprar produtos e serviços, como também pesquisar informações, saber sobre a opinião de outros consumidores e até influenciar novas compras.

Não por outra razão, o marketing deve ser pensado também para essa nova era, onde o digital está presente nos diversos estágios de compra.

Marketing 4.0 e o paradoxo da era digital

Embora os consumidores estejam usando cada vez mais a internet para adquirir produtos e serviços, a era digital conta com um grande paradoxo. Hoje o consumidor tem menos tempo para prestar atenção na marca e sofre com o excesso de estímulos vindos dos inúmeros canais. Por isso, uma das principais missões do marketing nos dias de hoje é transformar as marcas em algo relevante no dia a dia do consumidor. Em todos os estágios de compra as marcas devem representar utilidade e importância ao consumidor.

Como implementar o Marketing 4.0?

O Marketing 4.0 é uma sucessão do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0. Nesses três estágios é possível ver uma mudança de comportamento, onde no início, o consumidor era considerado como um alvo e, hoje, ele é entendido por qualquer empresa como um ser humano dentro do contexto digital.

Isso significa que empresas que querem se destacar não devem apenas investir em presença online. Em outras palavras, abrir um site e uma página nas redes sociais, não basta. A empresa precisa contar com atributos que possibilitem a criação de um relacionamento com o seu consumidor.

Não por outra razão a humanização das marcas e o uso do conteúdo tornou-se algo tão relevante no mercado. Atualmente empresas e suas respectivas marcas precisam falar com o seu público, a fim de gerar identificação, sintonia e pertencimento.

Marketing 4.0: a receita de Kotler

Diante desse cenário, Kotler defende que empresas e marcas devem usar das ferramentas certas para impactarem de forma positiva a jornada de compra. Para Kotler, o primeiro passo é humanizar a marca, fazendo com que as empresas se comportem muito mais como um amigo do que um mero fornecedor.

O uso do marketing de conteúdo para atrair e engajar é outro aspecto importante. Para Kotler, a difusão de conteúdo útil e que vá de encontro às dúvidas e desejos do consumidor é uma ótima forma de fisga-lo e atraí-lo para a compra e promoção dos seus produtos e serviços.

Kotler também defende a experiência omni channel, ou seja, o consumidor transita tanto do ambiente real para o virtual e vice-versa, com naturalidade, como se ambos na verdade se complementassem, ou ainda, fossem a mesma coisa.

[Já ouviu falar em logística omni channel? Saiba mais sobre este conceito!]

Para as áreas de administração e marketing conhecer um pouco mais sobre o Marketing 4.0 é um primeiro passo para poder inovar e pensar novas alternativas para as empresas na era digital. Estudantes e jovens profissionais devem ficar de olho!

Você já conhecia o conceito de Marketing 4.0? O que acha dessa nova visão sobre o marketing? Deixe seus comentários abaixo!

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