Marketing Digital – novas competências para o séc. XXI

Antes, para que uma empresa ou uma marca se tornasse conhecida no mercado era necessário investir em publicidade. Com a chegada da internet, no entanto, tudo isso mudou. Especialmente depois das redes sociais, qualquer empresa ou marca tem espaço e voz. Porém hoje, nada disso adianta se a empresa ou a marca não souberem como atrair e encantar seu mercado consumidor.

Os consumidores de hoje são exigentes e buscam se relacionar com a empresa muito antes de comprarem. Por conta disso, hoje são necessários profissionais criativos, com sensibilidade e inteligência, que sejam capazes de criar estratégias de marketing para o universo digital.

O profissional de marketing digital é um profissional que vem sendo cada vez mais requisitado no mercado. Para saber quais são as competências e habilidades que esse profissional deve desenvolver, confira!

Criatividade e marketing digital

Pois é! Não existe receita de bolo na hora de fazer uma boa ação de marketing no meio digital. Além de sensibilidade com o seu público alvo, um profissional de marketing digital deve ser criativo na hora de usar recursos ou canais que tem disponíveis. Mais do mesmo na internet, já existe aos montes! Quem quer se lançar nesse mercado deve estar pronto para realizar ações inovadoras, capazes de chamar a atenção e engajar consumidores de uma marca ou empresa.

Pensamento crítico

Ser claro na comunicação, saber estruturar seu pensamento, ter habilidade para fazer boas perguntas e reconhecer o real problema são algumas das competências que um profissional de marketing deve ter. Umas das principais ferramentas do marketing digital é o inbound marketing, onde o profissional se utiliza de conteúdo útil e encantador para chamar a atenção de seu público alvo e, assim, desenvolver um relacionamento que leve à finalização da jornada de compra.

Profissionais que não tem clareza no raciocínio, dificilmente conseguirão transmitir isso em suas ações e suas estratégias. Por isso, essa é uma habilidade essencial para esse profissional.

Coordenação de múltiplas tarefas

Hoje basicamente todas as instituições e a própria sociedade vem se organizando em rede. Cada dia está mais difícil de abraçar tudo sozinho, afinal, o mundo de hoje requer rapidez e eficiência e é preciso muitas vezes de um time ou de uma equipe para se alcançar mais. Um profissional de marketing digital dificilmente trabalhará sozinho. Ele estará sempre engajado com outros profissionais de conteúdo e de design para fazer seu trabalho. Por isso, se não souber coordenar bem suas ações, pode acabar se prejudicando e perdendo competitividade.

Saber como servir

Um profissional de marketing digital deve saber exatamente como ajudar o público alvo de seu cliente. Por isso, se ele não tiver uma inclinação para saber como servir e como ajudar, dificilmente suas estratégias serão eficazes. Quem pretende trabalhar nessa área tem que manter consigo a vontade eterna de querer ajudar e saber exatamente o que os consumidores precisam. Profissionais com essa habilidade, certamente estão mais aptos a fazerem ações de marketing realmente impactantes.

Para quem deseja se lançar no marketing digital, o mercado anda com fome desses profissionais. Se você acha que possui essas habilidades ou quer desenvolvê-las para se tornar um profissional melhor, não perca tempo! O futuro está aí!

Você pensa em seguir no mercado de marketing digital? Quais são as competências que você considera essencial? Deixe nos comentários!

Sugestão de imagem: https://www.pexels.com/photo/business-close-up-commerce-computer-266176/

https://www.pexels.com/photo/laptop-technology-ipad-tablet-35550/

 

 

Deixe seu comentário