Novos olhares da administração no ambiente de globalização

O processo de globalização alterou profundamente as estruturas do mercado e das empresas nacionais. Se até o final dos anos 80 as empresas lidavam com um mercado protecionista e com poucos players, no início dos anos 90 o cenário mudou completamente. Com a abertura do mercado, a maior parte das empresas se viu obrigada a investir em modernização e inovação. Para competir com produtos e serviços estrangeiros era necessário mudar não só a maneira de produzir, como também de pensar estrategicamente.

Hoje, depois de quase 30 anos desse processo, o mercado continua mudando de forma dinâmica e rápida, forçando as empresas a pensarem de forma criativa e inovadora. Para quem pretende seguir no mercado da administração, desenvolver um novo olhar sobre os movimentos do mercado é necessário. Para saber mais, não deixe de conferir!

A tecnologia como uma aliada

Além da abertura do mercado, os avanços tecnológicos têm um papel importante no desenvolvimento das empresas. Hoje a tecnologia funciona como uma verdadeira aliada, especialmente para quem busca eficiência e qualidade. Tendências como a da indústria 4.0 e a aplicação da inteligência artificial nas empresas já são uma realidade a qual nenhum administrador deve ignorar. Se adaptar aos recursos tecnológicos e fazer o melhor uso das ferramentas é algo fundamental para quem quer garantir competitividade e destaque no mercado.

Visão estratégica

Quem pretende se destacar na administração de empresas também deve desenvolver uma boa visão estratégica. Saber observar as tendências do mercado e agir, em vez de reagir, é uma premissa que todo administrador deve contar. É necessário apostar em novos conhecimentos e principalmente em metodologias de inovação. Metodologias como o Design Thinking, por exemplo, podem trazer novos olhares e forma de pensar a administração.

Conhecimentos aplicados ao universo das startups, como são um laboratório de inovação, também podem contribuir para a criação de novas visões e ideias.

Relações em rede

As redes sociais chegaram para ficar. Mais do que modificar a comunicação, essas novas estruturas vêm influenciando também a maneira de se relacionar. Não por outra razão, empresas que antes tinham uma estrutura totalmente hierarquizada vêm alterando seu modelo organizacional para estruturas horizontais e mais participativas. Além de engajar os colaboradores esse modelo dá mais espaço para inovação e produtividade, gerando mais resultados.

Para quem deseja criar estruturas mais preparadas para lidar com a dinâmica do atual mercado, estabelecer relações horizontais é um caminho necessário.

Em um mundo globalizado e tecnológico mudar paradigmas é possível. Para quem pretende se desenvolver na administração de empresas e gerenciar organizações de sucesso é fundamental buscar novas formas de pensar e principalmente de agir. Muitos administradores apenas reagem as mudanças. Apenas os mais preparados conseguem agir e guiar as ações das organizações para mais resultados.

Você pensa sobre os novos modelos do mercado e a necessidade de inovar na administração das empresas? Compartilhe sua visão nos comentários abaixo!

Leave a Reply