O que é e quais os benefícios de uma pós-graduação?

O que é e quais os benefícios de uma pós-graduação?

Em um mercado extremamente concorrido, ter uma pós-graduação no currículo pode ser o que define quem fica com uma vaga e quem continua em busca de oportunidades. A especialização, o MBA, o mestrado e o doutorado são cursos que aprofundam o conhecimento dos profissionais já graduados, possibilitando um foco maior na área que têm interesse.

Mas, antes de se matricular, é preciso saber escolher qual o curso mais indicado para seu perfil e entender a diferença entre eles. Uma pós-graduação feita apenas para deixar o currículo mais chamativo pode ter o efeito contrário e acabar fazendo com que se afaste do que gosta de fazer.

O que é pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação são aqueles destinados às pessoas que já se formaram no ensino superior e desejam se aprofundar em uma área específica ou ampliar o conhecimento generalista que possuem. Eles são divididos em lato sensu (especializações e MBAs) e stricto sensu (mestrados, doutorados e pós-doutorados), que, respectivamente, significam em sentido amplo e em sentido estrito.

Os lato sensu são mais práticos e focados em uma determinada matéria, além de geralmente serem mais curtos (por volta de 360 horas). Os stricto sensu, por sua vez, são cursos que duram mais (de dois a cinco anos) e abordam as diversas perspectivas de um assunto, prolongando o aprendizado e valorizando a pesquisa.

Especializações: No Brasil, as especializações são os cursos mais conhecidos como “pós”. Elas têm, no mínimo, 360 horas-aula e são uma oportunidade para o profissional se tornar um especialista em uma área. São procuradas, geralmente, por aqueles que desejam crescer no mercado de trabalho e podem ser uma oportunidade para desenvolver uma habilidade ou mesmo para mudar totalmente de ramo.

MBAs: Embora o termo em inglês signifique Mestre em Negócios e Administração, no Brasil é um curso lato sensu, ou seja, não é considerado mestrado. Ele é focado em gestão e negócios e é procurado principalmente por quem almeja ocupar uma vaga de gestor ou já tem essa função e quer melhorar sua atuação como líder.

Mestrados, doutorados e pós-doutorados: São cursos focados na pesquisa aprofundada de um objeto de estudo e, por isso, muito relacionados àqueles que desejam ser professores ou pesquisadores. Mesmo com essa referência mais acadêmica, já existem estudos que mostram que gestores com esta pós-graduação são muito valorizados. Tudo depende do objeto de estudo escolhido.

Por que fazer uma pós-graduação?

Nos últimos anos, o Brasil assistiu a um crescimento considerável de instituições de ensino superior e, consequentemente, de graduados. Com o excesso de profissionais capacitados, o mercado de trabalho busca por aqueles que se diferenciam na prática – e no currículo. Portanto, fazer uma pós-graduação pode ser uma forma de obter maior compreensão de uma área de conhecimento e de saber aplicá-la em empresas que buscam essa expertise. Existem diversos motivos para iniciar o curso:

– Aumento salarial – De acordo com pesquisa da empresa de recrutamento Catho, os profissionais pós-graduados ganham até 70% mais que os demais

– Atualização – O mundo está em constante mudança, por isso é preciso se manter atualizado em relação às técnicas, conhecimentos e aos métodos que o mercado e a sua área de atuação valorizam

– Tornar-se um especialista – Os cursos de graduação abordam um conhecimento amplo, formando profissionais mais generalistas. A pós-graduação é uma oportunidade de se tornar um especialista com o chamado “perfil T”, ou seja, com conhecimento amplo (horizontal) e uma competência aprofundada (vertical)

– Ampliar o conhecimento geral – Aqueles que optam por fazer um curso que vai direto ao ponto (como os tecnólogos) podem aproveitar a pós-graduação para obter um conhecimento geral da área

– Networking – Assim como você, muitos profissionais com experiências variadas se matriculam todos os dias em cursos de pós-graduação. Essa é uma oportunidade para conhecer pessoas que podem se tornar importantes parceiros de negócios

– Corpo docente – Você aprenderá com profissionais que possuem amplo conhecimento do mercado e da área de ensino. É uma chance de fazer contatos que poderão orientá-lo sobre caminhos profissionais.

Quem pode fazer uma pós-graduação?

Todos aqueles que têm interesse e possuem diplomas de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura podem fazer pós-graduação. É preciso, apenas, ficar atento aos planos de carreira para escolher aquele curso que mais se adequa aos seus objetivos. Não adianta tentar fazer um mestrado ou doutorado se não possui tempo suficiente para se dedicar aos estudos. Da mesma forma, não se engane achando que uma especialização não exigirá dedicação fora da sala de aula. Todos os cursos exigem um trabalho de conclusão para obter o diploma.

Qual pós-graduação fazer?

Para escolher um curso, você deve conhecer o seu perfil profissional. Leve em conta as experiência que tem, o tipo de formação e conhecimento que domina, de que forma deseja atuar e o tempo e investimento financeiro disponíveis. É preciso optar pela pós-graduação que renderá resultados positivos, em vez de ser apenas um item em seu currículo.

Se você é formado em Direito, por exemplo, e deseja trabalhar com Direito de Família, é recomendado buscar um curso que vai transformá-lo em um especialista na área.

O Portal UOL fez um teste simples para ajudá-lo a pensar sobre as opções mais adequadas considerando seu perfil. Que tal tentar descobrir? Clique aqui para testar.

Gostou? Compartilhe este post!

No Brasil, mais de um milhão de pessoas se formam no ensino superior anualmente. Saia na frente e matricule-se na pós-graduação da Faculdade Arnaldo.

Leave a Reply