Por que o curso de gestão hospitalar pode ser a escolha certa para você

São tarefas importantíssimas que, por muitos anos, foram executadas por administradores ou por médicos – profissionais competentes mas que nem sempre estavam preparados para desempenhar essas funções com excelência e com foco em eficiência e otimização. Os cursos superiores tecnológicos em Gestão Hospitalar partem da identificação de uma demanda crescente por profissionais mais capacitados neste segmento. Com duração curta e conteúdo aprofundado, eles permitem a formação de profissionais capazes de aliar prática e teoria para uma atuação transdisciplinar, dialogando e combinando diferentes áreas do conhecimento. Conheça mais sobre o curso e descubra se ele é a escolha certa para você.

Quando pensamos no mercado de trabalho na área de saúde, três profissões costumam vir à mente: no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2018, Medicina foi o quarto curso com maior número de inscritos no país;
Enfermagem aparece logo em seguida, em quarto; e
Educação Física ficou no sétimo lugar. Mas, para garantir o bom funcionamento de uma instituição de saúde, o setor precisa da atuação de uma figura fundamental e ainda pouco badalada: o Gestor Hospitalar. Esse profissional, que pode atuar tanto em entidades públicas quanto privadas, é o responsável por articular a dinâmica do cotidiano de instituições de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, casas de idosos e maternidades. Com conhecimentos aprofundados sobre a rotina e as políticas do setor, ele atua de forma estratégica para a organização e coordenação da prestação de serviços médicos, da gestão de pessoas, materiais e equipamentos até o diagnóstico e solução de problemas técnico-administrativos. Pode atuar ainda no relacionamento com o cliente e na mediação com convênios e seguradoras.

Currículo multidisciplinar

O profissional com curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar pode atuar em todos tipos de organizações da área da saúde, de instituições hospitalares a órgãos governamentais. Isso porque, além de entender da área médica e da legislação dos serviços de saúde, a formação superior tecnológica garante conhecimentos em atividades de administração, direito, contabilidade e marketing. Essa formação prepara o profissional para gerenciar de forma eficiente a complexidade das atividades das instituições de saúde.

Formação estratégica e humanizada

No primeiro ano do curso da Faculdade Arnaldo, o futuro gestor se dedica à disciplinas como matemática, direito e marketing, além de gestão de organizações, de recursos humanos e mercadológica. No segundo ano do curso, o aluno prepara-se para se destacar no mercado com disciplinas como Hotelaria Hospitalar, Gestão de Planos de Saúde e Gestão de Projetos Hospitalares, que garantem uma formação capaz de articular profissionais e recursos, que asseguram a qualidade e a excelência dos serviços prestados pela instituição que atua. Além de estar preparado para fazer a gestão de planos de saúde e atuar na Gestão de Projetos e criação de planos integrados de projetos. Além disso, em sua formação acadêmica, o aluno conhece a fundo estruturas e processos organizacionais; torna-se apto a fazer a gestão da informação nos sistemas; conhece as principais ferramentas de gestão estratégica; e estuda as políticas públicas da área, o comportamento do consumidor e temas como responsabilidade ambiental e direito do consumidor.

Múltiplas possibilidades de atuação

Manutenção da infraestrutura do espaço físico; definição do número de médicos, enfermeiros e especialidades oferecidas em uma instituição de saúde; apoio estratégico em campanhas como coleta de sangue ou controle de epidemias – o mercado de trabalho para o profissional de gestão hospitalar é diverso e oferece oportunidades em várias áreas de atuação. Em hospitais públicos e privados, o profissional pode trabalhar, por exemplo, para garantir o atendimento eficaz de pacientes e acompanhantes; em laboratórios clínicos, policlínicas e clínicas de estética, o gestor também é uma figura importante para a gestão de recursos humanos e apoio estratégico. Casas de saúde para idosos e maternidades são outros espaços que contratam o profissional de Gestão Hospitalar, que ainda pode procurar oportunidades na indústria farmacêutica ou até mesmo investir no aprofundamento de conhecimentos em informática para atuar na informatização da gestão dos serviços de saúde.

Com disciplinas focadas nas reais necessidades e demandas do mercado, o curso tecnológico em Gestão Hospitalar da Faculdade Arnaldo prepara o profissional para atuar de forma estratégica e humanizada nos quadros gerenciais dos mais diversos setores da saúde. Invista em sua formação e estude com a gente!

Leave a Reply