Preciso me atualizar para ter sucesso profissional: sim ou com certeza?

A gente acredita que mudanças trazem novas mudanças. E elas não escolhem quando e nem onde vão acontecer. A internet nem existia antes de 1969, e só começou a se popularizar no início da década de 90. Mas hoje, é difícil imaginar alguém que não se aproveite pelo menos um pouquinho das novidades que esse novo recurso trouxe. Com ela, surgiram inclusive novas profissões, como o analista de mídias sociais, e também novos meios, como esse blog que você está lendo agora.

No âmbito educacional, vimos a facilidade de acesso à informação e o surgimento de novos meios de aprendizagem, como mini aulas no YouTube ou grupos de discussão em fóruns. No Direito, por exemplo, foi criado o Direito Cibernético, um campo que se propõe a estudar aspectos jurídicos do uso de computadores e da tecnologia da informação em geral. E você, como está acompanhando tudo isso?

Por onde começar?

A verdade é que o mundo não diminui a velocidade para que você se adapte a tantas transformações. Diante de um cenário cada vez mais competitivo, quem deseja crescer profissionalmente precisa se atualizar, estudar e buscar mais e mais aprimoramento. A parte boa é que as opções estão aos montes por aí. Você pode aprender um novo instrumento, uma nova arte manual ou até a cozinhar. Pode aprender como ajudar as empresas a terem mais sucesso por meio de Processos Gerenciais, ou a venderem melhor e fidelizarem clientes com o Marketing, ou, quem sabe, se enveredar pelo campo do Direito e suas diversas áreas. Independentemente do que você decidir escolher, uma coisa é certa, um segundo idioma deve estar entre os seus planos.

Em uma época em que empresas estão cada vez mais conectadas, dispostas a expandir suas atividades e estabelecer relações com companhias estrangeiras, nada mais natural que busquem pessoas capazes de se comunicar em outras línguas. Mas vamos descobrir quais as vantagens desse tipo de atualização?

Na vida profissional

Além de estar entre os profissionais mais cobiçados, com o domínio de outro ou mais idiomas, você expande suas fontes de conhecimento para se tornar um profissional cada vez melhor e mais qualificado. E, com isso, suas chances de sucesso na carreira só aumentam.

Na vida acadêmica

Imagine de quantos intercâmbios, congressos e seminários você poderá participar. E mais, sem a barreira da língua, você será capaz de ler livros estrangeiros sem publicação em português – conteúdos que, para outras pessoas, seria inacessível. Sem contar nas portas que podem se abrir em cursos de especialização e pós-graduação no exterior.

Na vida pessoal

Como se já não fosse suficiente, a sua vida pessoal vai ter ganhos incríveis. Chega de não entender e não conseguir acompanhar músicas. Filmes e séries só com áudio original e sem legenda. Passar aperto em viagens internacionais? Não mais. Fora que o novo idioma vai permitir que você conheça melhor outras culturas e outros modos de vida.

Inovar, ter curiosidade, ter disponibilidade, são pontos para crescer e ter reconhecimento e respeito. A atualização continua faz parte da busca em ser melhor, tanto como pessoa quanto profissionalmente. Não importa a função, posição social, ou cargo em que ocupa. Conhecimento é valor de mercado.

Viu só? Razões, definitivamente, não faltam. Agora, é só buscar a melhor forma para conquistar esse novo conhecimento. E como atualização nunca é demais, você também pode começar a acompanhar as mudanças agora mesmo, escolhendo qual será o seu próximo curso aqui na Faculdade Arnaldo. Sucesso!

Leave a Reply