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Perguntas frequentes
Validação de diploma

REGULAMENTO DA SECRETARIA ACADÊMICA

A Secretaria Acadêmica é o setor responsável pela gestão de registro e documentos escolares.
Os pedidos do aluno à administração da Faculdade, devem ser requeridos presencialmente na Central de atendimento por meio do preenchimento de formulário próprio, após recolhimento de taxa (quando for o caso).
Tipos de solicitações
• Declarações;
• Certificados;
• Matrícula;
• Renovação de matrícula;
• Trancamento de matrícula;
• Histórico escolar;
• Registro de diploma;
• Retificação de nome e endereço;
• Planos de ensino;
• Justificativa de não comparecimento à aula, nos casos previstos em lei;
• Dispensa de disciplina;
• Regime especial;
• Transferência;
• Obtenção de Novo Título;
• Reingresso;
• Assuntos acadêmicos;
• Assuntos gerais.
Os requerimentos deverão vir acompanhados da documentação neles indicada, quando for o caso. O interessado, deverá retornar ao setor (na data informada no canhoto do requerimento) para o qual foi feita a solicitação e, mediante apresentação do recibo de pagamento do protocolo, procurar o resultado de seu pedido.

Horário de funcionamento das Centrais atendimento:

Campos Contorno
Horário de funcionamento 7h às 18h

Campos Funcionário
Horário de funcionamento para solicitações gerais: de 8h às 21h.
Horário de funcionamento para atendimento acadêmicos específicos: 13h às 21h..

Campos Pilar
Horário de funcionamento 8h às 19h.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA DE ALUNOS NOVATOS:

• Cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (apresentar original);
• Cópia da Carteira de Identidade;
• Cópia do título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
• Cópia do comprovante de estar o requerente em dia com suas obrigações com o Serviço Militar (para maiores de 18 anos e do sexo masculino);
• Cópia do CPF;
• Cópia do Registro Civil (certidão de nascimento, casamento ou averbação);
• Uma (1) foto 3×4
• Cópia do comprovante de residência;

Formas de Ingresso:
Vestibular agendado
Nota do ENEM
Transferência
Obtenção de Novo Título

SOLICITAÇÕES
→ Trancamento: aluno deve estar matriculado.
O trancamento tem validade no semestre solicitado, para renovar o trancamento o aluno deve renovar a matrícula novamente.
A solicitação só pode ser feita por dois semestres.
Para o aluno calouro deverá ter cursado pelo menos 1 semestres;
A data limite está definida no calendário acadêmico.

→ Reingresso: aluno desistente, que deseja retornar o curso
Regra: O aluno não pode ultrapassar o prazo máximo para integralização do curso, para concluir o mesmo.
Ex: Curso de 2 anos – prazo máximo para integralizar 4 anos
Curso de 3 anos – prazo máximo para integralizar 6 anos
Curso de 4 anos – prazo máximo para integralizar 8 anos
Curso de 5 anos – prazo máximo para integralizar 10 anos
Caso o aluno ultrapasse o prazo máximo de integralização, o mesmo deverá agendar o processo seletivo e terá aproveitamento das disciplinas equivalentes, na matriz vigente.

→ Transferência: aluno de outra Instituição, que deseja estudar na Faculdade Arnaldo
– Documentação necessária para análise:
• Preenchimento do requerimento na central de atendimento;
• Plano de ensino das disciplinas cursadas e aprovadas.
• Histórico original da instituição de origem.
• Situação do ENADE;

→ Obtenção de Novo Título: aluno portado de diploma de graduação
• Preenchimento do requerimento na central de atendimento;
• Cópia autenticada frente e verso do diploma de graduação;
• Plano de ensino das disciplinas cursadas e aprovada.
• Histórico original da instituição de origem.
OBS: Só é considerado formado, o aluno que tiver colado grau.

REMATRÍCULA:
Turma Regular
Acontece no portal do aluno, após o início das aulas é realizada nas centrais de atendimento de cada campo de oferta do curso.
O aluno deve matricular no mínimo em 3 disciplinas.
Turma Especial
Critérios para cursar: ter cursado a disciplina e ter sido reprovado; ou ser aluno de transferência.
Passo a passo para rematrícula no portal
1 – Acesse o portal do aluno, utilizando login e senha;
2 – Click no seu nome;
3 – Selecione a opção “Rematrícula”;
4 – Selecione a opção “Processo de Rematrícula”;
5 – Click em “Iniciar rematrícula”;
6 – Informações relevantes click em “OK”;
7 – Selecione as disciplinas a ser cursadas, após a seleção click no botão “Avançar”;
8 – Na tela pagamento selecione a forma de pagamento “Boleto”, selecione plano de pagamento “FACARN-Matricula” click no botão “Simular”;
9 – Na tela Simular click em “OK”
10 – Na tela pagamento click em “avançar”
11 – Visualize o comprovante de matrícula e marque a opção “Eu concordo”, logo em seguida click no botão “Avançar”;
12 – Click nas opções “Clique aqui” para impressão do boleto, contrato e comprovante de matrícula;

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO
Solicitação presencial
Critérios: reprovação mínima de 45 ptos; ou
Transferência desde que o aluno tenha cursado pelo menos 1 semestre;
O aluno poderá solicitar no máximo 5 quebras em todo o curso.

DISCIPLINA ISOLADA
Critérios para o nosso aluno: Rematrícula no semestre; estar no último ano de conclusão; esgotar todas as possibilidades de horário na turma regular; verificar se a disciplina está sendo ofertada em turma especial (só poderá matricular o aluno que se enquadrar nos critérios)
Caso o aluno enquadre em todos os critérios acima, deverá apresentar o plano de ensino da IES de interesse em cursar a disciplina. A Coordenação fará a análise de compatibilidade de conteúdo e carga horária.
Critérios para aluno externo: Solicitar a Faculdade Arnaldo o plano de ensino e levar para análise de sua Instituição. Se houver deferimento por parte da IES do alunos, o mesmo deverá apresentar declaração de autorização, juntamente com documentação de matrícula.

PORTARIA MEC Nº 1.095, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018 sobre as novas regras de registro de diploma